quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Análise da Liga ZON Sagres (1ª Parte)

Esta é a minha análise sobre todas as equipas que participarão na Liga ZON Sagres 2010/2011. A análise será feita em quatro blocos.
Irei abordar aqueles que me parecem ser os pontos fortes e fracos de cada clube.

SL Benfica

Os encarnados têm de ser encarados como os principais candidatos ao título, pois são os melhores da actualidade. Esta será uma época muito diferente do ano passado, pois o Benfica terá pela frente um desafio muito grande: colmatar as saídas de jogadores importantíssimos na forma de jogar do Benfica 2009/2010. Falo de jogadores como Quim, Di María e fundamentalmente Ramires.

Entradas: Roberto(Atlético Madrid, GR), Fábio Faria(Rio Ave, D), Franco Jara(Arsenal de Sarandí, A), Nicolás Gaitan(Boca Juniors, M), Rodrigo(Real Madrid, A), [Wesley(Santos, M) ou Elias(Corinthians, M)]?

Saídas: Ángel Di María(Real Madrid, M), Quim(Sp. Braga, GR), Ramires(Chelsea, M), Éder Luis(Vasco da Gama, A), José Shaffer(Rosario Central, D), Miguel Vítor(Leicester, D), Moretto(Olhanense, GR), Patric(Avaí, D), Urreta(Deportivo, A)

Onze tipo do Benfica: 4x3x3
Ponto Forte: o poder ofensivo do Benfica. Este poder deve-se ao poderoso ataque que as águias têm: Saviola, Cardozo e agora Kardec, que vai fazer esquecer Di María.

Ponto Fraco: baliza. Claramente o ponto em que o Benfica deve evoluir. Colmatar a ausência de Quim já é díficil e então com a falta de segurança que Roberto tem apresentado torna-se um pesadelo.

Figura do Benfica: Fábio Coentrão. Qualidade acima da média no que diz respeito a técnica e desarme. Um lateral que andou a fazer-se de extremo.

Treinador: Jorge Jesus. Palavras para quê, é um artista português! Jesus respira e ama o Futebol... Neste momento o melhor treinador a actuar em Portugal. 




SC Braga

Os guerreiros do Minho têm esta época o grande teste às suas capacidades, será que o Braga vai finalmente se assumir com frequência candidato ao título nacional? Esta também será uma época em que os bracarenses poderão ter mais dificuldades, pois deverão estar mais tempo nas competições europeias, o que não aconteceu no ano passado e assim ficaram com disponibilidade absoluta para a liga. É um Braga que aposta na continuidade, continuando a resgatar pérolas dos grandes e com contratações que os podem levar para o nível seguinte.

Entradas: Artur(Roma, GR), Collado(Gimnástic, A), Eduardo(Botafogo, D), Elderson(Rennes, D), Elton(Vasco da Gama, A), Felipe(Corinthians, GR), George Lucas(Santos, D), Hélder Barbosa(Porto, M), Keita(Vit. Setúbal, A), Leandro Salino(Nacional, M), Léo Fortunato(Cruzeiro, D), Lima(Belenenses, A), Luis Aguiar(D. Moscovo, M), Marcos(Paraná, GR), Quim(Benfica, GR), Sílvio(Rio Ave, D)

Saídas: André Leone(Sport, D), Angelo Peña(Portimonense, M), Diogo Valente(Académica, M), Eduardo(Génova, GR), Evaldo(Sporting, D), Fernando Alexandre(Olhanense, M), Filipe Oliveira(Turim, D), Mário Felgueiras( Rio Ave, GR), Ney Santos(Vit. Setúbal, D), Olberdam(Atletico Paranense, M), Kieszek(Porto, GR), Rafael Bastos(Cluj, M), Tiago Pinto(Rio Ave, D), Yazalde(Rio Ave, A)

Onze tipo do Braga: 4x4x2
Ponto Forte: defesa. O ano passado mostrou grande solidez defensiva e este ano parece continuar a fazê-lo, nomeadamente no jogo em casa com o Celtic.

Ponto Fraco: baliza. Vai ser díficil substituir Eduardo, ainda para mais com o Quim lesionado. O que vale ao Braga é ter uma grande linha defensiva.

Figura do Braga: Alan. É sem dúvida a estrela dos bracarenses. A melhor pérola que o Braga resgatou a um dito "grande". Para além de resolver jogos é muito importante na forma como o Braga sai a jogar.

Treinador: Domingos Paciência. Vai ter pela frente o desafio da sua vida. Já mostrou ser o melhor treinador jovem de Portugal e estou convicto que vai conseguir fazer mais uma época digna de registo ao serviço dos minhotos.



FC Porto

Os dragões estão com raiva daquilo que o Benfica lhes fez... tirar o título! Mas o Porto quer surpreender Portugal e mostrar que é melhor que o Benfica. Bruno Alves é uma perda que o Porto não sei se vai conseguir colmatar... Destaque para a contratação do apelidado pelo Sporting "Judas" Moutinho, que vai procurar reanimar o "Lucho" que ficou dentro do Porto, vestindo a mesma camisola de "El Comandante".

Entradas: Emídio Rafael(Académica, D), James Rodriguez(Banfield, M), João Moutinho(Sporting, M), Kieszek(Braga, GR), Sereno(Valladolid, D), Souza(Vasco da Gama, M), Walter(Internacional, A), [Otamendi(Vélez, D) ou Rafael Tolói(Góias, D)]?

Saídas: Bruno Alves(Zenit, D), Candeias(Portimonense, M), David Addy(Académica, D), Diego Valeri(Almería, M), Farías(Cruzeiro, A), Hélder Barbosa(Braga, M), Stepanov(Bursaspor, D), Benitez(San Lorenzo, D), Nuno André Coelho(Sporting, M), Orlando Sá(Nacional, A), Pelé(Eskisehirspor, M), Rabiola(Desp. Aves, A), Prediger(Boca Juniors, M), Tengarrinha(Santa Clara, M), Ventura(Portimonense, GR)

Onze tipo do Porto: 4x3x3
Ponto Forte: velocidade dos extremos. Tanto Hulk como Varela são bastante rápidos e bastante tecnicistas, o que permite ao Porto transições rápidas.

Ponto Fraco: dupla de centrais. Enfrequece bastante devido à ausência de Bruno Alves, ficando assim Rolando a comandar a defesa.


Figura do Porto: Falcao. O colômbiano marca golos facilmente, enquanto que Cardozo tem toda uma equipa por trás mais favorável, Falcao acabou por não se tornar o melhor marcador. Mas Falcao este ano promete desforra e vai trabalhar para alcançar a Bota de Ouro.

Treinador: André Villas-Boas. Uma aposta arriscada, de um treinador que ainda não tem provas dadas. Ganhou a Supertaça e tem um conhecimento do jogo de se lhe tirar o chapéu. Vai procurar a afirmação nesta época, com o principal objectivo de conquistar o título.



Sporting CP

Depois de uma época fracassada, os leões têm como objectivo alcançar de novo os grandes palcos europeus. O mercado pode não ter sido o mais favorável, pois perderam-se dois "jogadores da casa": João Moutinho e Miguel Veloso. Paulo Sérgio coloca o Sporting como candidato ao título e os sportinguistas acreditam que sem "maçãs podres" o clube possa chegar de novo à ribalta.

Entradas: Alberto Zapater(Génova, M), Evaldo(Braga, D), Jaime Valdés(Atalanta, M), Maniche(Colónia, M), Marco Torsiglieri(Vélez, D), Nuno André Coelho(Sporting, M)

Saídas: João Moutinho(Porto, M), Miguel Veloso(Génova, M), Adrien(Maccabi Haifa, M), André Marques(Beira-Mar, D), Bruno Pereirinha(Vit. Guimarães, M), Celsinho(Portuguesa, M), Diogo Rosado(Beira-Mar, M), Mexer(Olhanense, D), Ricardo Batista(Olhanense, GR), Ronny(Hertha Berlim, D), Rui Fonte(Espanyol, A)

Onze tipo do Sporting: 4x4x2
Ponto Forte: criatividade dos extremos Vuckcevic e Izmailov. São os dois criativos deste Sporting, são capazes de criar uma situação de golo a qualquer momento.

Ponto Fraco: falta de eficácia. No ano passado foi bem notório este aspecto, com Hélder Postiga a marcar apenas um golo e pouca produtividade de Liedson.

Figura do Sporting: Liedson. Apesar da época transacta ter sido muito fraca para o luso-brasileiro, Liedson continua a ser uma ameaça para qualquer defesa.

Treinador: Paulo Sérgio. Depois da época turbulenta que passou, cabe a Paulo Sérgio fazer rumar este Sporting a bom porto. Treinador experiente, tem o teste da sua vida: assegurar uma boa posição para o Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário